segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cortiça: um fantástico presente

No dia vinte de Maio, a doutora Alexandra da Corticeira Amorim falou-nos do meio ambiente e da importância do sobreiro.
O sobreiro é uma árvore protegida porque ajuda o planeta a respirar, absorve o dióxido de carbono, que é o principal responsável pelo  aquecimento global, e liberta oxigénio. A casca do sobreiro, a cortiça, é utilizada para o fabrico de rolhas, revestimento de salas, na construção de edifícios, pontes, aviões, foguetões, submarinos, pista de aterragem nos aeroportos, nalguns instrumentos de música, calçado... dando emprego a muitos milhares de pessoas. Portugal é o maior produtor de cortiça, pois é o país do mundo com  mais sobreiros.
Aprendemos que a cortiça é tirada do sobreiro de nove em nove anos e logo a árvore começa a fabricar novas cascas, para se proteger do frio de Inverno e dos fogos no Verão. A cortiça retirada de um sobreiro dá para fabricar 4000 rolhas. O fruto é a bolota, alimento preferido dos porcos pretos.
Uma floresta com muitos sobreiros chama-se Montado de Sobro e é o habitat natural de  muitos animais dando-lhes alimento, abrigo e protecção. Um deles é o lince ibérico, uma espécie em vias de extinção. No mundo inteiro só existem 100 exemplares.
As rolhas usadas são recicláveis. A reciclagem permite transformar a cortiça  em novos produtos.
No final, a doutora Alexandra pediu-nos para sermos defensores do meio ambiente:
 -Vamos todos reciclar, reduzir e reutilizar.

  (Alunos do 4º Ano, da turma L5)

0 comentários:

Enviar um comentário