segunda-feira, 24 de maio de 2010

O ciclo da água

Nas actividades da biblioteca, os alunos da turma L4 fizeram um  cartaz sobre o ciclo da água.
Primeiro, na sala, o Professor Alexandre explicou-nos como a água se movimenta na Natureza.
Ele disse-nos que a água existe nos rios, nos lagos, nos mares e oceanos, mas também existe debaixo da terra, nos lençóis de água.
Nós pensamos em mais sítios onde há água e descobrimos que, para além de existir na Natureza, há água em muitos mais sítios. Por exemplo, o nosso corpo também é composto por água, assim como o ar que respiramos.
Depois, o professor explicou o ciclo que a água faz na Natureza. O calor do Sol faz com que a água do planeta evapore até às nuvens. Ao chegar à atmosfera, devido ao frio, o vapor de água condensa, dando origem às gotículas de água.
Estas gotículas podem cair sob a forma de chuva, neve ou granizo. Quando a água cai diz-se que ocorre a precipitação. Ao precipitar-se a água regressa aos rios, aos lagos, aos mares… e também se infiltra na terra. Esta água vai voltar a ser evaporada, continuando o seu ciclo.
Depois de todos os alunos perceberem o ciclo da água, com a ajuda da professora Renata fizemos um cartaz. Utilizamos um cartão grande, para fazer o desenho do céu e da terra que foi pintado com tinta de guache. Os oceanos e as montanhas também foram pintados. Depois, com copos de iogurte fizemos um sol que foi pintado de amarelo. As nuvens foram feitas em algodão. Fizemos também uma ilha com cascas e folhas de árvores.
 Para acabarmos o cartaz só falta colocar as etiquetas a explicar os fenómenos que ocorrem com a água (evaporação, condensação, precipitação, infiltração, transpiração).
(texto colectivo – turma L4)

0 comentários:

Enviar um comentário