domingo, 6 de junho de 2010

Matemática em Lordelo

     No âmbito de novo Programa da Matemática, os alunos de todas as turmas da Escola de Lordelo têm vindo a realizar actividades muito divertidas!
     A turma do 1ª ano desenvolveu uma tarefa com “Cartões com Pintas”. Com esta actividade trabalharam a ordenação dos números e a sua representação na recta numérica, assim como o cálculo de somas.
     A turma do 2º ano tem realizado jogos matemáticos que ajudam os alunos a desenvolver o seu raciocínio matemático. Os jogos preferidos são o Konan e as construções com blocos.
     Os exploradores do 3º ano foram à descoberta dos polígonos. Exploraram diferentes materiais como geoplanos e sobreposição de figuras e descobriram que os polígonos podem ser classificados segundo o número de lados. No painel da sala de aula estão expostas as suas descobertas: triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos etc. Foi uma verdadeira aventura!
    A turma L4 participou numa actividade matemática em que aprendeu a fazer medições com objectos do dia-a-dia para perceber a importância das medidas de comprimento. Os alunos divertiram-se imenso a medir tudo quanto era objectos dentro da sala de aula e chegaram à conclusão que quanto maior for a unidade de medida utilizada, menos quantidade dessa medida precisaremos para medir um objecto ou uma distância entre objectos.
    A turma L5 trabalhou os números racionais com o material Cuisenaire. A professora distribuiu uma caixa de material por cada dois alunos, uma ficha com uma cadeia de tarefas para ser resolvida aos pares e uma folha auxiliar quadriculada para registo das tarefas. Através de jogos, fizemos a leitura e a representação gráfica de números racionais. No final, cada grupo explicou à turma como realizou as tarefas e quais os resultados obtidos.
     Todos os alunos participaram com interesse e entusiasmo nas actividades desenvolvidas.


(Jornalistas do Pequenos Lordes)

1 comentários:

Anónimo disse...

Só quando eu andava não havia nada disto!!!:)

Enviar um comentário