quinta-feira, 17 de junho de 2010

Treinador Fernando Paiva visita a EB1/JI de Lordelo

     No dia 11 de Junho, a EB 1/JI de Lordelo teve o prazer de receber o Exmo. Treinador de futebol Fernando Paiva.

     Os meninos e meninas da escola ficaram muito entusiasmados e fizeram-lhe algumas perguntas:

• Qual é o clube que treina?

Neste momento estou a treinar os juvenis do Folgosa da Maia Futebol Clube, que é um clube do Concelho da Maia. Neste ano desportivo que termina no próximo domingo disputou a 2ª Divisão Distrital de juvenis da Associação de Futebol do Porto.

• Que outros clubes treinou?

Nos poucos anos que estou no futebol, para além do Folgosa da Maia F.C., também já treinei o Desportivo de Barca F.C. e o A.R.D.C. de Gondim, que também são equipas do Concelho da Maia.


• Como escolheu esta profissão?


Antes de escolher esta profissão é preciso ter gosto e prazer pelo futebol, porque é um desporto espectacular, bonito e que galvaniza a maior parte da população mundial. Tirando os Jogos Olímpicos, que é o maior evento mundial, que une toda a população do mundo e engloba quase todos os desportos existentes, o futebol como desporto em si, é o desporto mais visto no mundo.

Mas é preciso ter cuidado neste desporto, porque como já mencionei, o futebol é bonito e espectacular mas também é muito injusto porque não ganha sempre o que mais bonito e espectacular joga, ou o que mais remates ou posse de bola tem, mas sim, ganha o que marcar mais golos, e pode fazer um jogo muito feio e que ninguém goste de ver, mas é o mais eficaz porque foi prático e teve a estrelinha da sorte a seu lado. Por isto é que o futebol é um desporto espectacular e milhões de pessoas adoram.

E eu em particular, gosto muito de futebol, desde que me lembre sempre quis treinar um clube de futebol, então tive de estudar e esforçar-me para poder passar de ano e entrar na Faculdade e tirar a minha Licenciatura em Educação Física e Desporto e o curso de Treinador de Futebol. Porque sem estudos não teria capacidades para liderar uma equipa com jovens atletas. E todos os dias preciso estudar e renovar os meus conhecimentos para não estagnar no tempo e evoluir cada vez mais, porque todos os dias aprendo coisas novas e aparecem sempre novos problemas pela frente que tenho de saber ultrapassar e resolve-los para o bem dos jovens futebolistas que antes de serem futebolistas são crianças, bem como para o meu bem. Isto é uma constante aprendizagem.

• É difícil ser treinador de futebol?

É muito difícil, porque trabalhar com jovens é muito complicado. Muita gente vai com grande ambição para o futebol, porque todos querem ser grandes jogadores de futebol e ganhar rios de dinheiro e nem todos tem qualidades para isso, e eu como treinador de jovens atletas tenho de lhes fazer ver isso e muitos não concordam com a nossa opinião, bem como os pais destes atletas que tem grande ambição. Antes de mais, os jovens têm de brincar e poder desfrutar do seu tempo, bem como na sua formação académica. Muitas vezes temos de aconselhar os jovens para os bons caminhos, porque eles muitas vezes trazem os problemas da escola ou de casa para o futebol e é preciso estar atento nestas situações para os jovens não se perderem.

• Qual é a melhor qualidade que pode ter um jogador? E o pior defeito?

Na minha opinião a melhor qualidade que um atleta pode ter enquanto jogador é a humildade e ser trabalhador, porque sem humildade e trabalho por mais qualidade que um jogador possa ter não consegue melhorar a sua performance.

Quanto ao pior defeito que um jogador pode ter é o ser presunçoso, ou seja, muito vaidoso e gabar-se à frente de toda a gente. E claro que a falta de humildade, pelo que disse anteriormente.


• Já ganhou algum campeonato? Qual foi a sensação?

Neste ano desportivo tive a felicidade de vencer a série 3 do Campeonato de Juvenis da 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto. Isto levou a que a minha equipa subisse para a 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto. Neste clube que represento já é a segunda vez que subo de divisão.

A sensação é fantástica, de uma enorme felicidade porque vejo todo o trabalho de um ano desportivo, com algumas contrariedades, como tudo na vida, contemplado com um bom prémio que é uma subida de divisão, que muitos clubes ambicionam e lutam mas só alguns é que são contempladas.


• Qual é a clube que gostaria de treinar?
Antes de dizer qual o clube que gostaria de treinar, quero dizer que a minha ambição não é treinar seniores, mas sim apenas camadas jovens. Quanto ao clube isso é o menos importante, porque para mim o mais importante é o projecto que cada clube pode apresentar a um treinador para o futuro dos jovens que aparecem para jogar futebol. Mas claro que gostaria de treinar jovens num clube de nomeada de Portugal.

• Que conselho dá aos meninos que querem ser treinadores de futebol?

Como disse respondi anteriormente numa questão colocada por vocês, antes de mais é preciso ter gosto e prazer por este desporto que é o Futebol, mas também precisam de estudar constantemente porque até ao fim das nossas vidas estamos sempre a aprender.

• Na sua opinião, qual é a equipa que vai ganhar o Mundial de Futebol de 2010?


Neste Campeonato do Mundo algumas equipas são favoritas, mas na minha opinião a selecção vencedora será a Argentina por várias razões. Porque me parece que se estão a preparar bem para esta competição, tem jogadores trabalhadores, bons executantes e um jogador genial que é o Lionel Messi.

Depois também temos uma selecção que é muito boa e que gosto particularmente de ver a jogar futebol, que é a selecção da Alemanha que tem alguma juventude nos jogadores seleccionados mas já com alguma experiência em grandes jogos.


Mas a minha aposta vai para a Argentina.

(Jornalistas do Pequenos Lordes)

0 comentários:

Enviar um comentário