segunda-feira, 31 de maio de 2010

Histórias com a Professora Palmira

     No dia 27 de Maio, a Professora Palmira, mãe do professor Ricardo Batista, veio à nossa sala contar-nos as história “O Grilo Tenor” e “O Azeiteiro Vinagreiro”.

     Depois de ouvirmos as histórias fizemos um jogo muito divertido.
     Para agradecer à Professora Palmira esta iniciativa, os meninos e meninas do jardim de Infância ofereceram-lhe um ramo de flores feito com materiais recicláveis e um postal.

     Foi um momento muito agradável, por isso queríamos muito que estas actividades se repetissem.


(Alunos do Jardim de Infância)

As nossas borboletas já nasceram!

     No dia 24 de Maio, 2ª feira, quando chegámos à sala de aula, foi com grande surpresa e alegria que vimos 22 borboletas fora do casulo. Fomos logo chamar os meninos do Jardim de Infância.
     Estas borboletas chamam-se mariposas. Elas são esbranquiçadas, têm antenas castanhas, corpo gordo e asas pequenas. Por isso, não conseguem voar. Nesta fase também não se alimentam. São lindas!
     Observamos borboletas na fase de acasalamento. Três das borboletas, as fêmeas, estão a pôr os ovos. São amarelinhos, mas com o passar do tempo ficam castanhos.
     Cada fêmea pode pôr até 500 ovos!
     Abrimos um casulo e lá dentro vimos a pele da lagarta já seca.
     Os meninos do 3º Ano ficaram espantados com as nossas borboletas. Venham conhecê-las.


(Alunos do 4º Ano, da turma L5)



Premiados no Concurso da Fundação MOA

       Os alunos da nossa escola participaram no Concurso da Fundação Moa alusivo à amizade entre Portugal e o Japão.
       O trabalho elaborado pelo Vitor Hugo, aluno do professor José Querido, ficou classificado no segundo lugar. Estão os dois de parabéns!

      O Jeorge, aluno da professora Adélia Cruz, foi contemplado com uma menção honrosa.  
      No  dia 4 de Junho, os alunos e os seus professores vão ser recebidos pelo Excelentíssimo EMbaixador do Japão para receber os prémios que lhes foram atribuídos.
      Estamos todos bastante orgulhosos!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Discutir não resolve nada

     No dia 24 de Maio, o João e o Bruno foram à praia.
     O João e o seu amigo Bruno estavam à beira da água a brincar.
     Quando chegou o Pedro eles começaram a gozá-lo por causa dos seus calções.
     - Calções fixes, meu! - disse o João.
     - Sim, parecem o jardim da minha avó Gertrudes! - esxlamou o Bruno, também a gozar.
     O Pedro parou para ver se estavam a gozar com ele.
     - Eu diria mais. Um jardim mal-cheiroso. - disse o João a troçar dele.
     - Tens razão. Eu não diria melhor! - respondeu o Bruno a troçar também dele.
     Zangado, o Pedro disse:
     - Querem levar na cara? Bimbos!
     Começaram a lutar quando veio uma onda grande ter com eles. Depois pararam de lutar porque a onda tirou-lhes os calções e eles ficaram nús e com vergonha.
     Discutir não resolve nada.
     Eles não deviam gozar o outro menino. E o Pedro devia ter ignorado os comentários ou devia ter conversado com eles.
     Não deviam discutir e também não deviam andar à luta..
     No fim, todos eles perderam.

(Ana Rita - turma L5) 

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O ciclo da água

Nas actividades da biblioteca, os alunos da turma L4 fizeram um  cartaz sobre o ciclo da água.
Primeiro, na sala, o Professor Alexandre explicou-nos como a água se movimenta na Natureza.
Ele disse-nos que a água existe nos rios, nos lagos, nos mares e oceanos, mas também existe debaixo da terra, nos lençóis de água.
Nós pensamos em mais sítios onde há água e descobrimos que, para além de existir na Natureza, há água em muitos mais sítios. Por exemplo, o nosso corpo também é composto por água, assim como o ar que respiramos.
Depois, o professor explicou o ciclo que a água faz na Natureza. O calor do Sol faz com que a água do planeta evapore até às nuvens. Ao chegar à atmosfera, devido ao frio, o vapor de água condensa, dando origem às gotículas de água.
Estas gotículas podem cair sob a forma de chuva, neve ou granizo. Quando a água cai diz-se que ocorre a precipitação. Ao precipitar-se a água regressa aos rios, aos lagos, aos mares… e também se infiltra na terra. Esta água vai voltar a ser evaporada, continuando o seu ciclo.
Depois de todos os alunos perceberem o ciclo da água, com a ajuda da professora Renata fizemos um cartaz. Utilizamos um cartão grande, para fazer o desenho do céu e da terra que foi pintado com tinta de guache. Os oceanos e as montanhas também foram pintados. Depois, com copos de iogurte fizemos um sol que foi pintado de amarelo. As nuvens foram feitas em algodão. Fizemos também uma ilha com cascas e folhas de árvores.
 Para acabarmos o cartaz só falta colocar as etiquetas a explicar os fenómenos que ocorrem com a água (evaporação, condensação, precipitação, infiltração, transpiração).
(texto colectivo – turma L4)

Viagem no Tempo da Cidade

A nossa turma,  durante o ano,  participou num projecto da  Câmara Municipal do Porto e que terminou no dia dezanove de Maio, com a visita à nossa sala da doutora Liliana, do Museu Vinho de Porto.
Durante este ano realizámos três visitas de estudo: ao museu Romântico, ao Museu Vinho de Porto e ao Museu Casa do Infante. Fomos construindo, na informática, um livro sobre as nossas “viagens” a que chamámos «Diário de Bordo». Também fizemos barcos rabelos com material reciclável.
No museu Casa do Infante, escrevemos com uma pena e tinta, como faziam os escrivães no tempo do rei e vimos vestígios do tempo dos romanos; no Museu da Macieirinha ficamos encantados com o mobiliário do século XIX e no Museu Vinho do Porto compreendemos a importância que o rio Douro sempre teve para os habitantes do Porto.
A doutora Liliana gostou tanto do nosso trabalho que pediu que lhe  oferecêssemos o livro e um barco rabelo para expor  no Museu Vinho do Porto.
Nestas visitas e nas pesquisas feitas aprendemos muitas coisas sobre a cidade do Porto. Ficamos a conhecer os museus, factos e pessoas importantes para a História do Porto.
A nossa mascote, a gaivota «Gaivinha Aventureira» acompanhou-nos sempre. Também está presente na nossa foto de turma.

          
 (Alunos do 4º Ano, da turma L5)

Cortiça: um fantástico presente

No dia vinte de Maio, a doutora Alexandra da Corticeira Amorim falou-nos do meio ambiente e da importância do sobreiro.
O sobreiro é uma árvore protegida porque ajuda o planeta a respirar, absorve o dióxido de carbono, que é o principal responsável pelo  aquecimento global, e liberta oxigénio. A casca do sobreiro, a cortiça, é utilizada para o fabrico de rolhas, revestimento de salas, na construção de edifícios, pontes, aviões, foguetões, submarinos, pista de aterragem nos aeroportos, nalguns instrumentos de música, calçado... dando emprego a muitos milhares de pessoas. Portugal é o maior produtor de cortiça, pois é o país do mundo com  mais sobreiros.
Aprendemos que a cortiça é tirada do sobreiro de nove em nove anos e logo a árvore começa a fabricar novas cascas, para se proteger do frio de Inverno e dos fogos no Verão. A cortiça retirada de um sobreiro dá para fabricar 4000 rolhas. O fruto é a bolota, alimento preferido dos porcos pretos.
Uma floresta com muitos sobreiros chama-se Montado de Sobro e é o habitat natural de  muitos animais dando-lhes alimento, abrigo e protecção. Um deles é o lince ibérico, uma espécie em vias de extinção. No mundo inteiro só existem 100 exemplares.
As rolhas usadas são recicláveis. A reciclagem permite transformar a cortiça  em novos produtos.
No final, a doutora Alexandra pediu-nos para sermos defensores do meio ambiente:
 -Vamos todos reciclar, reduzir e reutilizar.

  (Alunos do 4º Ano, da turma L5)

Nós Gostamos do Recreio

       No âmbito do projecto TEIP, o professor José Querido apresentou um projecto para tornar o nosso recreio mais apelativo e funcional e, deste modo, tornar os intervalos da nossa escola mais organizados e menos atribulados.
      Primeiro, para saber quais eram os nossos jogos preferidos, os professores fizeram-nos um inquérito. Depois de seleccionados os jogos, passaram ao trabalho de pintura do recreio!
      Os jogos estão quase todos prontos e já nos temos divertido bastante com os "Matrecos Humanos" e os "Alvos".
       Esperamos agora que o estado do tempo ajude os nossos professores para terminarem o trabalho!
       A eles um obrigado!

(Jornalistas do "Pequenos Lordes")

Mascotes de Lordelo



       A Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro pediu a colaboração das escolas do nosso Agrupamento para a elaboração de uma mascote, que servisse para representar as escolas do 1º ciclo da freguesia.
       Na nossa escola, meninos de todas as turmas quiseram participar e fizeram desenhos lindíssimos.
       Depois dos melhores desenhos terem sido seleccionados, fizemos as mascotes em três dimensões, que já foram entregues na Junta de Freguesia. Os trabalhos, para além de originais, ficaram mesmo muito bonitos!
                   

(Jornalistas do "Pequenos Lordes")

domingo, 23 de maio de 2010

Feira Ecológica

       Nos dias 7 e 8 de Junho, a EB1/JI de Lordelo do Ouro vai participar na Feira Ecológica organizada pelo Agrupamento Leonardo Coimbra Filho.
       Vamos ter uma tendinha onde vamos vender doce biológico e chá. Os meninos do JI também prepararam alguns artigos para vender que foram feitos com materiais reciclados.
       Todos os pais encarregados de educação estão convidados para visitar a feira no dia 7.
       Estamos a contar com a vossa visita, para fazer desta feira um sucesso.


(Rui e Igor do 4º Ano)

O que é ser educado

     Era uma vez um menino chamado Luís. Ele vivia num bairro muito problemático, em que adultos e crianças não respeitavam ninguém, nem mesmo as pessoas mais idosas. Havia sempre muitos barulhos e porradas e insultos, era um ambiente muito pesado. Ouvia-se sempre muitos palavrões.
     Mas, mesmo vivendo e assistindo a este tipo de vida, o Luís foi sempre um menino muito educado.
       Todos os dias, ao acordar, dizia à sua mãe:
       - Bom dia mãe, estás boa?
       Dava-lhe sempre um beijinho.
       Era um menino que respeitava os amigos e adultos.
       Nunca se viu o Luís a faltar ao respeito aos amigos nem aos seus pais, nem a dizer palavrões.
       O Luís era super amigo e educado com todos.
(Marco – turma L4)

Ser educado é comportarmo-nos muito bem na escola.
Ser educado é não bater uns nos outros.
Ser educado é não brincar sala de aulas.
Ser educado é respeitar as regras.
Ser educado é não correr dentro da sala aulas.
Ser educado é estar sentado direito dentro da sala de aulas.
Ser educado é não falarmos uns com os outros quando o professor está a falar.
Ser educado é não tirar o material dos outros.
Ser educado é não nos levantarmos durante as aulas.
(Danilo - turma L4)

 
Ser educado é cumprir regras. É respeitar os outros e ajudar os velhinhos.  É cumprimentar as pessoas, não dizer palavrões, agradecer e dizer "se faz favor". Ser educado é saber comportar-se, obedecer aos mais velhos, principalmente aos pais e avós. É não cantar à mesa. É respeitar toda a gente para ser respeitado.
(Beatriz Carvalho – turma L4)

PROJECTO “ APRENDER A EMPREENDER” – Corticeira Amorim

       No dia 11 de Maio tivemos a visita de uma voluntária do Projecto «Aprender a Empreender» da Corticeira Amorim.
       Durante cinco sessões, a voluntária Mariana virá à nossa sala desenvolver actividades sobre «A Família».
       Nesta primeira sessão vimos um poster e através dele compreendemos melhor o que é uma família. Também descobrimos as semelhanças e as diferenças entre os membros de uma família, e como trabalham em conjunto para melhorarem o lugar onde vivem.
       Gostamos muito desta actividade porque aprendemos que «A Família» é muito importante para todos nós.

(Texto Colectivo da turma L1)



E tu, o que fazes para ajudar a tua família?



Aqui ficam algumas das tarefas que cada um dos elementos desta turma faz em casa.
Eu arrumo o meu quarto. (Tiago)
Eu limpo a louça. (Cláudia)
Eu arrumo os meus brinquedos. (Leandro Lapa, Leandro Silva, Rafael e Rui)
Eu faço a minha cama. (Hélder e Pedro Matos)
Eu limpo o pó. (João Cardia e João Cerqueira)
Eu ponho a mesa. (Gonçalo, Pedro Machado e Xavier).
Eu despejo o lixo. (Inês e José Pedro)
Eu limpo a cozinha. (Ivan e Tomás)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aulas de Natação

       A partir do mês de Abril, as turmas do 3º ano começaram a ir para a piscina para terem aulas de natação.
       As aulas são às segundas-feiras, das 15:30 às 17:15.
       Quem acompanha os meninos e meninas é a professora Marilita e ainda uma funcionária. Às vezes vai a senhora Sónia e outras vezes vai a senhora Aurora.
       Nas aulas de natação nós aprendemos a nadar e a fazer alguns jogos de água.
       Estas aulas são muito divertidas. Nós gostamos muito de ir para a piscina.


(Cristiana e Filipa do 3º Ano)

Rima o teu nome...

Porque é que eu me chamo Cláudia
E não me chamo dália?
Porque é que eu me chamo Gonçalo
E não me chamo cavalo?
Porque é que eu me chamo Robin
E não me chamo carapim?
Porque é que eu me chamo Inês
E não me chamo chinês?
Porque é que eu me chamo André
E não me chamo puré?
Porque é que eu me chamo João
E não me chamo comilão?
Porque é que eu me chamo Cardia
E não me chamo alegria?
Porque é que eu me chamo José
E não me chamo café?
Porque é que eu me chamo Leandro
E não me chamo malandro?
Porque é que eu me chamo Filipe
E não me chamo jipe?
Porque é que eu me chamo Miguel
E não me chamo mel?
Porque é que eu me chamo Pedro
E não me chamo negro?
Porque é que eu me chamo Rafael
E não me chamo papel?
Porque é que eu me chamo Rui
E não me chamo Ratatui?
Porque é que eu me chamo Tiago
E não me chamo Rei Mago?
Porque é que eu me chamo Tomás
E não me chamo ananás?
Porque é que eu me chamo Xavier
E não me chamo colher?


Cada menino tem seu nome
Para assim ser conhecido
Mas se tivesse outro nome
Logo o primeiro era esquecido…

(Criado pelos Alunos do 1º Ano)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Água – Poupe hoje para ter amanhã

     A nossa turma tem ido à biblioteca quase todas as semanas, às Quintas-feiras. Numa destas Quintas-feiras estivemos a pesquisar nos computadores, em revistas e em enciclopédias tudo o que dizia respeito ao Ciclo da Água e à poupança da água no dia-a-dia. Adorámos estar a trabalhar nos computadores e mais divertido ainda, foi quando a professora Renata nos ensinou a retirar imagens da Internet e a colá-las nos textos que fizemos para um desdobrável sobre a importância da poupança da água.
     Todos os meninos ajudaram e deram ideias para os textos do panfleto (desdobrável) que fizemos. Fizemos um desdobrável de tamanho A5 em que escrevemos regras importantes para pouparmos água, para ela não acabar. No final da actividade combinámos com a Professora Renata fazer numa próxima Quinta-feira um grande e bonito cartaz sobre o Ciclo da Água. Para fazermos esse cartaz a Professora pediu-nos materiais reutilizáveis, tais como, rolos de papel higiénico, algodão, terra, areia e copos de iogurte. Tanto o desdobrável, como o cartaz que ainda vamos fazer, toda a escola terá a oportunidade de os verem na semana ecológica que vai haver na escola EB 2/3 Leonardo Coimbra.


(Texto colectivo da turma L4)

Concurso de desenho da Fundação MOA

     A EB1/JI de Lordelo participou num concurso de desenho promovido pela Fundação MOA sobre a amizade entre Portugal e Japão.
     Neste concurso participaram dois meninos de cada turma da escola.
     No 1º ano participaram o Pedro Matos e o Pedro Machado.
     No 2º ano, os alunos que desenharam foram o Vítor Hugo e a Mariana.
     Na turma do 3º ano os participantes foram o Douglas e a Nádia Rafaela.
     Da turma L4, participaram a Gisela e o Ivo.
     Por fim, da turma L5 os desenhadores foram o Jeorge e o João Pedro.
     Os desenhos ficaram muito bonitos e estamos todos desejosos que eles recebam um prémio.

(Carlos 3º ano e Sara 4º ano)

Articular com Música

     Após muitos convites por parte das educadoras e de esforço em termos de gestão de horário por parte do professor Ricardo Baptista, nos dias 3 e 10 de Maio foi dinamizada uma actividade de Música com os meninos do jardim de infância na EB1/JI de Lordelo.
     Esta foi uma actividade muito agradável, onde as crianças demonstraram uma enorme adesão. Para além de treinarem as suas capacidades rítmicas, as crianças cantaram e dançaram alegremente. Tiveram ainda oportunidade de tocar guitarra.
     A parceria/articulação estabelecida entre a EB1/JI de Lordelo e a escola sede do Agrupamento Leonardo Coimbra Filho demonstrou que é possível realizar actividades significativas e promotoras de aprendizagem, quando todos se empenham para alcançar o mesmo objectivo – o sucesso.
     Todos os intervenientes concordaram que esta é, sem dúvida, uma experiência a repetir!


As Educadoras do JI Lordelo

J.I e 4º ano descobrem os bichos-da-seda!

     Em Janeiro, os alunos do 4º ano trouxeram da Fundação de Serralves ovos de bicho-da-seda que foram colocados, com cuidado, numa caixa de cartão.
     No princípio de Março saíram dos ovos os bichos-da-seda que eram muitos pequeninos e pretos. Eles foram sendo alimentados, todos os dias, com folhas de Amoreira. Assim foram crescendo e mudaram de cor: chegaram a medir 6 cm e ficaram brancos.
     Neste mês os bichos-da-seda teceram um fio branco à volta do seu corpo-o casulo; que foi ficando amarelo.
    


    
    
     Agora, estamos à espera que as nossas lagartas se transformem em borboletas.
     Os meninos do 4º ano e do Jardim-de-infância vão dando notícias.
     Convidamos todos os meninos a virem à sala do 4º ano observarem os nossos casulos.

(Alunos da Turma do 4º Ano - L5)

terça-feira, 11 de maio de 2010

As notícias do Supertmatik

Aqui na escola, durante o segundo período, fizemos o campeonato do Supertmatik . Neste campeonato os vencedores foram: o Tomás do 1ºano, o Gonçalo do 3ºano e a Soraia do 4ºano.
Os vencedores do campeonato da nossa escola foram à escola do Leonardo Coimbra, no dia 22 de Abril, para participar no Campeonato Nacional
Lá, as provas correram muito bem e apesar de não terem ganho o primeiro lugar, conseguiram ficar muito bem classificados.




Nas provas de nível 1 jogaram 15000 meninos e o Tomás conseguiu ficar em 45º lugar.  
Nas provas de nível 2 participaram 9000 alunos e o Gonçalo conquistou o 58º lugar.
Nas provas de nível 3, a Carina ficou em 80º lugar dos 27000 alunos que jogaram.
Os nossos colegas estão de parabéns e mostraram que afinal cá na escola há muito bons alunos a matemática!

(Carlos e Pedro do 3º ano)

Porto Macro Micro Dico – Dicionário Gigante

     A  turma L3, da EB1 de Lordelo, participou no Projecto Porto de Crianças e fez um dicionário gigante sobre os monumentos da nossa cidade.
Para fazer este trabalho tivemos a ajuda da nossa professora Liliana e de um professor da Associação Ar Evento chamado Jorge Braga que veio cá à escola algumas vezes.
     Antes de começarmos a fazer o dicionário, fizemos uma visita de estudo para conhecermos melhor os monumentos.
     Visitamos a Sé, a antiga cadeia da relação, o Palácio Cristal, o Palácio da Bolsa, a Ponte da Arrábida, o Mosteiro da Serra do Pilar, o Museu Guerra Junqueiro, e passamos nas Pontes da Arrábida, do Infante, D. Luís e ainda vimos os pilares da antiga Ponte Pencil.
     Esta visita foi muito importante porque foi através dela que depois fizemos os desenhos para o nosso dicionário ilustrado.
     O trabalho final ficou muito bonito porque mostra as maravilhas da nossa cidade.

(Filipa e Gisela 3º ano)